
A doença celíaca pode afetar a fertilidade?
Afinal, a doença celíaca está relacionada a problemas de fertilidade? Você já ouviu falar sobre a doença celíaca?
A doença celíaca é uma doença autoimune na qual o organismo do paciente combate o glúten contido no trigo e outros cereais. Pacientes celíacos podem apresentar diarreia, vômito, enjôo, perda de peso, dor abdominal, “estufamento” e falta de apetite. Porém, nem sempre os sintomas são bem definidos.
É muito importante consultar um médico especializado, nutrólogo, e realizar os exames recomendados para descobrir se você realmente possui a doença celíaca.
A doença provoca a má absorção de nutrientes e vitaminas, o que inclui os nutrientes essenciais para o sistema reprodutor e para a fertilidade: ferro, ácido fólico, vitamina K, B12, B6, entre outras. Portanto, sim, a doença celíaca pode afetar a fertilidade.
Alguns dos sintomas apresentados pelos pacientes celíacos que não sabem do diagnóstico, ou não tratam corretamente, estão: infertilidade, abortos de repetição, amenorreia (ausência da menstruação), ciclos irregulares e candidíase.
Entre em contato com um profissional ginecologista e especialista de reprodução humana caso apresente esses sintomas e investigue também se você possui esse problema.